Olá! Eu sou o Valter Bispo, o Bispo Criativo, e crio jogos profissionalmente desde 2018. Na verdade, em 2012, quando estava desenvolvendo o meu projeto conclusão do curso de design na Puc-Rio, eu ouvi a seguinte frase de um dos meus professores orientadores: "Você não precisa criar um jogo para se formar, mas, já que você quer, por que você não cria um jogo que vai gerar alguma reflexão social a mais?". Essa pergunta não só me levaria a criar um jogo sobre o Quilombo dos Palmares, mas, futuramente, passaria a nortear todo o meu processo criativo.
Em 2018, quando comecei a levar o Quilombolas em eventos e mostrar para as pessoas, percebi que ele causava muito impacto. Era uma mistura de surpresa, curiosidade e respeito por um tema tão forte e representativo. O público não estava acostumado a jogar jogos com temática brasileira e menos ainda que tivessem um explícito protagonismo negro. A partir daí, eu me fiz uma pergunta: será que existe uma lacuna no mercado brasileiro de jogos pela falta de temas que representem o nosso próprio povo, a nossa história e a nossa cultura?
Então, em 2020, eu comecei a criar o Roda de Samba, pois queria abordar novamente um tema carregado de brasilidade e negritude, porém agora de modo intencional para validar a minha hipótese. Ao apresentá-lo em formato online (por conta da pandemia) e depois presencialmente, eu o vi gerar o mesmo impacto do Quilombolas. Com isso, eu concluí que realmente havia uma "prateleira vazia" a ser preenchida e que, por mais paradoxal que isso pudesse ser, criar jogos com temas brasileiros no Brasil seria também uma forma de me destacar no meio da multidão.
Nesse meio tempo, também fui chamado para colaborar na criação e desenvolvimento de jogos na Fiocruz, entre 2020 e 2023, tendo participado diretamente do desenvolvimento de três jogos: Caminhos de Oswaldo, Imune e Trajetórias Negras. Essas experiências reforçaram em mim a ideia de que os jogos podem colaborar com outras áreas, tais como a saúde, a ciência e a educação.
Hoje, em 2025, sigo focado no meu propósito de ludificar a história e a cultura do Brasil. Assim, vou criando jogos divertidos com experiências imersivas em temas com alto valor agregado, acreditando que jogos podem ser mais do que jogos e ultrapassar barreiras sociais, gerar impacto cultural e divertir com propósito.
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